Rio de Janeiro, 16 de julho de 2014

Prezados associados,

Neste ano de 2014 há nova eleição para a diretoria da CIPERJ. Desde 2006 eu e Kleber viemos nos alternando na presidência e vice-presidência da associação e não pretendemos participar da chapa para a próxima eleição.

Consideramos que é absolutamente essencial renovar, trazer novas pessoas e novas idéias. Nestes oito anos lutamos muito. Foram anos de reafirmação, inclusive considerando a atmosfera extremamente difícil para médicos no Brasil, independentemente da área de atuação específica, a fragilização e perda de autonomia do profissional médico e a piora qualitativa e mesmo quantitativa inquestionável nas instituições de saúde, públicas e privadas, como um todo.

Conseguimos conquistar algumas coisas, o que nos deixa muito felizes e orgulhosos, em especial porque não foi nada fácil, dependeu de bastante esforço da equipe e até de alguns riscos pessoais para cada um de nós em algumas situações. Destacamos o sobreaviso remunerado para cirurgiões pediátricos e a Revista CIPERJ, que pretende ser um espaço de expressão e um recurso de aprendizado do profissional de cirurgia pediátrica do Rio de Janeiro.  Achamos que conseguimos progredir e melhorar alguns aspectos da nossa associação.

Ainda precisamos de muita coisa. Precisamos consolidar a nossa Revista, que ainda dá seus primeiros passos. Precisamos expandir o alcance da nossa voz dentro das instituições médicas e entre os gestores de saúde. Precisamos melhorar as possibilidades de educação continuada e a atração dos jovens para com relação à nossa especialidade, seja como novos especialistas ou como colegas que se conscientizem da nossa importância e da necessidade de nossa presença em situações de doenças cirúrgicas em crianças.  Inclusive, precisamos repensar como fazer isso, já que nos parece que as fontes clássicas de educação continuada (palestras e seminários) não têm tido a mesma receptividade com que contavam e novas possibilidades têm surgido, principalmente a partir de novas tecnologias de comunicação. Precisamos alcançar a opinião pública: isto é crucial, já que sabemos que até o reconhecimento da existência de especialistas em cirurgia pediátrica é algo de novo para muitas pessoas no Brasil.

Achamos que este é um momento para renovação na CIPERJ. É necessário trazer cirurgiões mais jovens, suas idéias e sua força de trabalho. Nós sabemos que estamos envelhecendo. Precisamos que a nova geração assuma o futuro e esteja pronta para ele quando os mais velhos se afastarem obrigatoriamente. Convocamos, então, nossos associados, para que se candidatem à nova gestão da CIPERJ, que se inicia em 2015. Entrem em contato conosco, pessoalmente ou pelo e-mail contato@ciperj.org.

Contamos com o apoio de todos.

Atenciosamente,

Lisieux Eyer de Jesus presidente

Kleber Moreira Anderson vice-presidente

Marco Daiha tesoureiro

Sandoval Lage da Silva Sobrinho secretário