A Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro, cumprindo suas atribuições de atuar na defesa da saúde das crianças que eventualmente necessitem de tratamento cirúrgico vem acrescentar algumas informações a respeito da cirurgia de tratamento do freio de língua encurtado, que vem sendo muito discutida desde a aprovação da lei 13002 (http:http://www.jusbrasil.com.br/topicos/27482512/lei-n-13002-de-20-de-junho-de-2014), que trata do chamado “teste da linguinha”, agora obrigatório nas maternidades antes da alta dos recém-nascidos.

Não temos, evidentemente, nada a opor à avaliação plena de todos os neonatos no período perinatal, mesmo porque acreditamos que a melhor política de humanização dos partos é a possibilidade de plena segurança e atendimento de saúde às mães e aos nascituros. Graças a uma assistência perinatal adequada tecnicamente progredimos das taxas assustadoras de morte materna e neonatal verificadas no século XIX para as pequenas taxas que temos contemporaneamente, que ainda podem melhorar. Afinal, assistência em saúde é para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida das pessoas, mesmo quando exige cuidados técnicos que não são evidentes ou podem parecer agressivos num olhar superficial.

Nosso comentário diz respeito à avaliação de que o procedimento de frenotomia lingual (a incisão do freio de língua nos recém-nascidos) é um procedimento banal e indolor, que até pode ser feito pelo pediatra antes de entregar o bebê à mãe, logo ao nascer (http:http://www.unasus.gov.br/noticia/teste-da-linguinha-sera-obrigatorio-para-recem-nascidos). Na verdade o procedimento de frenotomia lingual pode apresentar complicações, algumas sérias, principalmente sangramento, e implicar em consequências graves para a criança, como podemos ver, por exemplo, no relato de Opara et al (Opara, PI et al. Neonates presenting with severe complications of frenectomy: a case series. J Med Cases Reports 2012, 6:77), que apresenta dois casos de neonatos submetidos a frenotomia lingual que sofreram hemorragias graves que levaram à necessidade de manobras de ressuscitação e transfusões sanguíneas. O artigo, de acesso livre, pode ser encontrado no site da CIPERJ. O risco de complicações indica a necessidade de proceder à cirurgia (sim, é uma cirurgia!) em ambiente controlado, e, em muitos casos, sob anestesia.

Frenotomia lingual pode ser necessária em crianças e é uma cirurgia simples, mas não é uma banalidade. É um procedimento médico, e deve ser considerado desta forma.

DIRETORIA DA CIPERJ