fonte: Folha de SP
A prefeitura de Florianópolis firmou um acordo com a editora britânica BMJ, uma das principais nos ramos médico e científico, para tentar melhorar a atenção primária à saúde na cidade.
A ideia é implementar o projeto Pack (algo como Guia Básico para Cuidados de Saúde) –basicamente composto de protocolos e diretrizes que direcionam diagnósticos e condutas, visando deixar o sistema mais eficiente.
Um entusiastas do Pack é o médico britânico Richard Smith, que já havia contado sobre a chegada do projeto ao Brasil em entrevista à Folha.
O Pack foi desenvolvido na Cidade do Cabo ao longo de quinze anos e, segundo Smith, “consiste em estabelecer algumas normas de conduta, com treinamento local, focado no trabalho em equipe e em prescrição não médica”.
A capital de Santa Catarina seria a primeira cidade do mundo fora da África do Sul a tentar adaptar as diretrizes para um contexto diferente da cidade sul-africana.
Para Smith, existe a esperança de que o trabalho possa trazer benefício para pessoas mais pobres e de áreas mais remotas no Brasil assim como em outros países.
O projeto envolve a adaptação dos guias de práticas profissionais na área da saúde, além do treinamento dos envolvidos. Além de melhorar a qualidade da atenção primária á saúde, o objetivo é também tentar fazer com que o gasto com saúde diminua –com a prevenção de doenças, por exemplo.