ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Aos oito dias do mês de outubro do ano de dois mil e quinze, estiveram reunidos, nesta cidade do Rio de Janeiro, no auditório da Casa de Saúde São José, localizado à Rua Macedo Sobrinho, 21, Humaitá, a diretoria da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), representada pelo seu presidente, Dr. Kleber Moreira Anderson, pela sua vice-presidente, Dra. Lisieux Eyer de Jesus, do seu secretário, Dr. Marco Daiha, junto com associados da entidade, que podem ser conferidos na listagem anexa.

A AGE teve início, em segunda chamada, às 20h, com o Dr. Kleber Moreira Anderson agradecendo a presença de todos, o que mostra a preocupação dos associados com a situação da CIPERJ. Ele ainda disse que ao longo de 2015 a diretoria buscou diversos patrocinadores para a sociedade, mas sem sucesso principalmente pela situação econômica vivida pelo país. Em seguida, deu a palavra ao advogado José Pimenta, que ministrou palestra aos presentes informando a importância de sociedades de especialidades médicas, baseando-se em artigos da Constituição Federal, em resoluções do Conselho Federal de Medicina e em ações judiciais nas quais as sociedades de especialidades são tidas como referência para pareceres.

Em seguida, o assessor da CIPERJ, Julio Gois, realizou apresentação com o balanço de 2015 da CIPERJ e o orçamento previsto para 2016, junto com dados do site e sugestões de como a CIPERJ pode criar novas fontes de renda, como a cobrança de taxa de inscrição para as jornadas anuais que terão início em novembro. Concluindo a apresentação, ele informou a parceria firmada com o Boston Childrens Hospital, onde haverá a participação da equipe médica do hospital em dois eventos de 2016 e com os associados da CIPERJ podendo fazer Fellow no hospital.

Logo após, o Dr. Marco Daiha falou sobre tudo que foi e é feito pela CIPERJ, como a revista científica, onde foi cortada a versão impressa para redução de custos. Além disso comentou sobre as diversas reuniões realizadas com empresas buscando parcerias para a CIPERJ. A Dra. Lisieux Eyer de Jesus falou em seguida mostrando preocupação com a situação atual da CIPERJ e receio sobre a cobrança de taxa de inscrição na jornada. Em seguida, ela abriu a palavra ao restante dos associados, onde Dr. Adão Faccioni, ex-presidente da CIPERJ, disse saber muito bem o que a diretoria está passando, pois ele mesmo encontrou muitas dificuldades em suas gestões. Disse ainda que as conquistas obtidas nos últimos anos não podem ser esquecidas e sugeriu ainda novas lutas como a melhora nos pagamentos de convênios em procedimentos realizados por cirurgiões pediatras.

Dr. Samuel Dekermacher ressaltou a importância de valorizar o associado quite, dizendo que o associado que não paga anuidade não pode ter os mesmos privilégios que o associado quite, posição essa defendida também pelos outros presentes.

Dra. Ana Teresa e Dr. Gilberto Amaral, a partir de um levantamento com os dados apresentados, mostraram que com uma cota de R$ 200 por associado, mantendo o número de associados que vêm pagando a associação nos últimos anos, a CIPERJ fecha o ano de 2015.

Então, houve votação para os temas debatidos na AGE e ficou decidido que:

  • Por unanimidade, os presentes votaram pela manutenção da CIPERJ;
  • Por unanimidade, os presentes votaram pela cobrança junto aos associados da cota de R$ 200 para a CIPERJ fechar o ano de 2015;
  • Por maioria dos presentes, decidiu-se que a jornada de novembro será gratuita, não havendo cobrança de taxa de inscrição.

Também ficou decidido que uma nova AGE será convocada para novembro para: mostrar o valor arrecadado com a cobrança, mudar o estatuto da CIPERJ e planejar o orçamento de 2016.

Sem mais, o presidente da CIPERJ encerrou as atividades às 21h45.

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2015.

KLEBER MOREIRA ANDERSON
presidente da CIPERJ