com informações de SES
A equipe de cirurgiões pediatras do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, iniciou no último sábado, dia 10, mais um mutirão de cirurgias da unidade. Apenas no mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, cinco mutirões serão promovidos no hospital, sempre aos sábados, com a expectativa de realização de cem procedimentos no total, nas especialidades de ortopedia, mão e cirurgia pediátrica.
– A ação segue a proposta da Secretaria de Estado de Saúde em otimizar a assistência e reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos – destaca o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.
Além do dia 10, as cirurgias pediátricas também acontecerão nos dias 17 e 31; no dia 24 será a vez da especialidade de microcirurgia de mão. No dia 3, foram realizadas cirurgias ortopédicas. Ao final do mês de outubro, o Hospital Estadual da Criança terá realizado um total de 11 mutirões no período de março de 2013 a outubro de 2015.
– É um presente para as crianças que estão há tanto tempo esperando pelas cirurgias. Nós procuramos fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida delas – avalia a diretora do Hospital Estadual da Criança, Heloisa Aranha.
Um deles foi o menino Felipe Afonso Gabriel Barbosa, de quatro anos, que passou por uma cirurgia de hérnia umbilical na manhã do sábado. A professora Lidia Gabriel da Silva Barbosa conta que esta foi a segunda cirurgia a que Felipe se submete no Hospital da Criança.
– Na primeira, foi uma operação no lábio. Agora, foi a hérnia. Em todas as duas, correu tudo bem e o problema foi resolvido. O atendimento foi rápido, ele internou na sexta e operou na manhã de sábado – disse a professora.
Todos os pacientes atendidos no mutirão já foram regulados anteriormente pela Central Estadual de Regulação e submetidos a exames preparatórios no Hospital Estadual da Criança.
Alerta sobre boatos nas redes – Recentemente foi divulgada nas redes sociais (grupos de WhatsApp e facebook) a informação de um suposto mutirão de cirurgias reparadoras para crianças e adolescentes no Hospital Estadual da Criança, inclusive indicando um telefone para a marcação. A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que esta mensagem é falsa. O Hospital Estadual da Criança realiza periodicamente mutirões de cirurgias, mas para ser atendido o paciente deve ser inserido na Central Estadual de Regulação, que fará o encaminhamento para a unidade. Para isso, basta procurar a Clínica da Família ou o Posto de Saúde mais próximo, para avaliação inicial e encaminhamento para a regulação.
A unidade – Inaugurado em março de 2013, Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado, para crianças de zero a 19 anos. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidade – tendo realizado mais de 13 mil cirurgias desde a inauguração, além do tratamento do câncer, e 40 mil consultas ambulatoriais.
A unidade conta com 57 leitos individuais, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica e 10 poltronas de quimioterapia, exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, raios x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico/social aos pacientes e familiares.