fonte: G1

Pacientes e médicos estão preocupados com o futuro do Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio. O chefe do setor de cirurgias vasculares recebeu um comunicado do Ministério da Saúde, esta semana, dizendo que o serviço vai acabar.

Atualmente, por mês, o setor atende a 200 pacientes e faz cerca de 25 cirurgias vasculares, a maioria delas, de alta complexidade. Os médicos da unidade estão preocupados, já que ninguém sabe onde esses pacientes vão conseguir atendimento se o setor do hospital fechar.

“Nós recebemos um comunicado da direção do hospital, nesta quinta-feira (22), que o serviço de cirurgia vascular do hospital ia ser fechado. Não nos deram previsão de quando isso ia efetivamente acontecer, mas o comunicado é que de forma definitiva o serviço ia ser fechado”, disse o chefe do setor de cirurgia vascular do hospital, Felipe Murad.

Para quem conseguiu uma vaga e aguarda a cirurgia, a situação é de medo e desespero. “Estou na fila pra cirurgia e agora estou sabendo que estão querendo fechar. Isso não pode acontecer, pelo amor de Deus”, disse o paciente Pedro Paulo de Souza.

“É tão difícil você conseguir e, quando você consegue, o governo vem e tira isso de você. Se eu me trato ali, eu não tenho condições de pagar, como muitos pacientes não tem”, disse a paciente Joelma.

“Eu fui chamado, há oito anos atrás, para abrir o serviço, a gente montou o serviço e, hoje, quando o serviço consegue funcionar, a gente tem médico pra isso, e por uma canetada estamos acabando aí um trabalho de oito anos. É frustrante”, lamentou o médico Felipe Murad.

Outros hospitais do Rio também estão com setores fechados

O Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte, está sem emergência. Com apenas 22 médicos trabalhando por semana, não é possível dar conta do atendimento, já que o necessário, segundo a direção, seriam 56 profissionais trabalhando.

O Hospital do Andaraí também está sem emergência, desde o dia 7 de junho. A direção informou que falta um laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e dos bombeiros sobre as instalações elétricas do hospital. Só depois disso deve ser possível reabrir, mas os bombeiros não receberam nenhuma solicitação de vistoria e o Crea esclareceu que não emite esse tipo de documento.

O Ministério da Saúde disse que o serviço de cirurgia vascular dos hospitais de Ipanema, Cardoso Fontes e Andaraí funcionam normalmente, mas que, no momento, o atendimento nas unidades está sendo reformulado. Segundo o Ministério, sem reduzir a oferta de consultas e procedimentos o Sistema de Regulação de Leitos do Rio (Sisreg).