fonte: CREMERJ

O CREMERJ protocolou nesta sexta-feira, 18, na sede da Justiça Federal do Rio de Janeiro, a Ação Civil Pública que objetiva a renovação dos contratos temporários nos Hospitais Federais do Rio. O CRM deu entrada ao processo em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren – RJ) e com apoio da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, formada para investigar a situação das unidades federais.

O processo dá continuidade ao trabalho dos conselhos e da Comissão de deputados, que vistoriaram os hospitais federais e identificaram o déficit de profissionais como um dos principais problemas e que tem, inclusive, causado o fechamento de alguns setores, como o ambulatório de cardiologia e o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital do Andaraí.

“Esses hospitais estão em uma situação muito complicada e que só piora, já que não há previsão de concursos públicos e o governo federal tem se negado a renovar os contratos temporários. O que nos preocupa é a previsão de que, para o segundo semestre, está programada a perda de mais de 600 profissionais de saúde, sendo 262 médicos” afirma o vice-presidente do CREMERJ, Renato Graça.

O Conselho já fiscalizou os hospitais federais duas vezes este ano. Nas segundas vistorias, a Comissão de Fiscalização do conselho esteve acompanhada da Comissão de Deputados, que é suprapartidária e atestou os problemas constatados.