fonte: CFM
Uma iniciativa inédita do Conselho Federal de Medicina (CFM) pretende trazer novos olhares sobre a aplicação da publicidade médica na interação com o público. Para isso, a Comissão Nacional de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) prepara uma série de webinars sobre o tema. Os eventos, que serão realizados para público restrito e que tem uma interface com o tema, ocorrerão todas as terças-feiras do mês de abril, sempre às 19h.
A atividade será disponível apenas para os conselheiros federais e regionais de medicina e os membros das comissões de divulgação de assuntos médicos (nacional e estaduais). Durante os encontros, os participantes poderão interagir com os convidados. Os webinars ocorrem dentro do processo de atualização da Resolução 1.974/2011, que normatizou a publicidade médica no País.
Encontros – A série de webinars será baseada em quatro encontros. O primeiro deles abordará questões gerais sobre publicidade, propaganda e marketing na prática médica. A atividade, prevista para 6 de abril, contará com a participação do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes. Junto ao Conselho, ele coordena os trabalhos de atualização das normas.
“O paciente é impactado diretamente pela maneira como o médico se comporta, dentro e fora do ambiente de trabalho, portanto, sempre devemos ter cuidado como nos comunicamos”, argumenta o diretor, que tratará no evento sobre o embasamento jurídico para a publicidade médica.
Durante o primeiro webinar, ainda serão debatidos temas como marketing e promessas de resultados na medicina; a guerra de marketing entre as categorias profissionais; e a responsabilidade civil do médico.
A relação com a imprensa e o público será o tema do segundo webinar do CFM, previsto para 13 de abril. No programa, discussões sobre gestão de imagem, construção de mensagens chaves e relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação. Também haverá espaço para debate técnico com informações sobre como agir em situações de crise.
Redes sociais – Nos últimos anos, em especial no período de pandemia, os médicos intensificaram sua presença no ambiente digital, nas redes sociais, buscando maior interação com a população. Buscando orientar uma abordagem correta neste espaço, o CFM promove o terceiro webinar com esse tema. Na atividade, que ocorrerá em 20 de abril, os médicos poderão aprender mais sobre a forma ética e correta de se divulgar nas redes.
“O uso desenfreado das plataformas por número considerável de médicos facilita a criação de conteúdos inadequados, ignorando as regras e o bom-senso. O médico pode sim usar as redes sociais para divulgar seu trabalho, mas sem arriscar a ética e a credibilidade da categoria. É importante que saibam seus limites, e a possibilidade do bom uso das ferramentas”, explica Fortes.
Para encerrar a série, o quarto encontro tratará de gestão de carreiras. No evento de 27 de abril, os especialistas tratarão de assuntos como as tecnologias aplicadas à publicidade médica e a necessidade do marketing médico. O encontro será conduzido por publicitários, advogados e especialistas em administração e contabilidade.
Formato – Cada encontro terá, em média, duas horas e será no formato de exposição seguida de debate. No entanto, cada participante terá a liberdade de definir como conduzirá o seu tema, adaptando-o aos seus objetivos.
O evento não será aberto para a categoria médica em geral. O público alvo são os conselheiros federais e regionais de medicina, os membros das comissões de divulgação de assuntos médicos, os presidentes de sociedades de especialidade médicas e especialistas no assunto.
Os encontros são organizados pela Comissão Nacional de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CFM.
Anote na agenda:
Publicidade, propaganda e marketing na prática médica
6 de abril (terça-feira)
Relações com a imprensa e o público
13 de abril (terça-feira)
O médico e o universo das redes sociais
20 de abril (terça-feira)
Gestão de Carreiras
27 de abril (terça-feira)
Em breve os links para acesso aos eventos.