fonte: Ministério da Saúde

Governo Federal continua reforçando as ações para a assistência na Atenção Primária em todo o país. Não tem sido diferente com o Programa Mais Médicos, que, com novo edital divulgado, disponibiliza 1.502 vagas para os profissionais da medicina. Os selecionados serão alocados em 941 municípios. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 30 de setembro. A publicação saiu na edição extra do Diário Oficial da União dessa sexta-feira (24/9).

O novo edital do 24⁰ ciclo do Programa é para médicos formados em instituições de ensino brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os profissionais vão atuar na Atenção Primária pelos próximos três anos. Os gestores dos municípios que serão atendidos pelo certame deverão confirmar a adesão ao Programa a partir do dia 30 de setembro para que tenha andamento o processo de homologação dos médicos.

Em 2020, o Ministério da Saúde executou R$ 2,7 bilhões para pagamento de bolsa-formação e demais benefícios aos profissionais do Mais Médicos. Até setembro de 2021, os recursos para manutenção do programa passam de R$ 1,8 bilhão. “É inegável os esforços que temos feito na nossa gestão para manter o acesso da população à assistência na Atenção Primária em todas as frentes”, ressaltou o secretário da Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

Atualmente, o programa de provimento médico tem 15.609 profissionais atuando em 3.727 municípios e Distritos Sanitário Especiais Indígenas. Os médicos selecionados nesse edital podem começar a atuar a partir do dia 4 de outubro de 2021.

Mais detalhes sobre o edital, incluindo os cronogramas de todas as etapas, poderão ser consultados no link: http://maismedicos.gov.br/editais-abertos-anteriores