fonte: FAPERJ

Complicações pós-Covid: alerta ao sistema de saúde” é o tema da 48ª edição dos Webinários da ABC, a ser realizado dia 9 de novembro, às 16h.

O número significativo de pacientes pós-Covid-19 que evolui com alterações funcionais transitórias ou mesmo sequelas poderá afetar o sistema de saúde. Tais complicações podem afetar diferentes órgãos e sistemas, com variados níveis de gravidade e necessidade de intervenção.

O webinário visa alertar o sistema de saúde para a necessidade de se organizar serviços de atendimento e reabilitação multidisciplinares nos próximos anos, para dar conta de milhares de pessoas que precisarão ser assistidas.

Alterações funcionais decorrentes da Covid-19 envolvem desde casos de fadiga crônica, que em algumas séries acometem cerca de 50% dos pacientes, independentemente da gravidade do episódio de doença original, e até mesmo alterações cognitivas, quadros de depressão, disfunções metabólicas, cardiovasculares e pulmonares.

Participarão do webinário a médica, doutora em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professora da pós-graduação da PUC-Rio, Margareth Dalcolmo; o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em clínica médica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA), Mario Saad; e o professor da Universidade McMaster (Canadá), médico psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado pela Universidade de Londres (Reino Unido) e pós-doutorado na Universidade McGill (Canadá), Flavio Kapczinsky. Vão moderar o debate o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o Acadêmico Arnaldo Colombo (Unifesp).

ASSISTA O EVENTO