fonte: Cremerj
Foi aprovado em reunião, na sede do CREMERJ, a implantação do carimbo contra fraudes para os médicos do estado do Rio de Janeiro. A novidade é que, junto aos dados do médico, o novo carimbo terá também a impressão de um QR code exclusivo, que poderá ser lido por qualquer celular. A tecnologia direcionará para um link do CREMERJ, que conterá e autenticará as informações sobre o médico.
O objetivo da iniciativa é oferecer segurança aos médicos e à sociedade, dificultando a ação de falsos profissionais e assegurando a qualidade da prática médica no estado.
“Acreditamos que o dispositivo trará uma revolução na forma como o médico autenticará os documentos emitidos por ele. Assim, combateremos os carimbos falsificados, utilizados muitas vezes por indivíduos mal intencionados. Trata-se de mais uma ferramenta na luta contra o exercício ilegal da medicina”, afirmou o conselheiro Joel Silveira Filho, idealizador do projeto e coordenador da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (Codeprem) do CREMERJ.
De acordo com ele, os primeiros testes já foram iniciados e a novidade estará em breve disponível para todos os médicos do estado.
“Estamos focados em lançar um material seguro e eficiente para os nossos profissionais e para a nossa população. Queremos também que seja simples de usar, por isso optamos pelo QR code, pois, desta forma, ao apontar a câmera fotográfica do seu celular, ou equipamento similar, o paciente já será direcionado ao site do CREMERJ, podendo consultar rapidamente foto, nome completo, número de inscrição e demais dados autorizados por seu médico”, explicou Joel Silveira Filho.
O presidente do CREMERJ, Walter Palis, também ressaltou que o aumento de casos divulgados pela imprensa sobre a atuação de falsos profissionais no exercício da medicina no estado incentivou a criação da novidade.
“O aumento de casos de falsos profissionais nos trouxe muita preocupação e isso nos motivou a pensar em estratégias com o intuito de diminuir esse quantitativo em nosso estado. Entendemos que essa iniciativa trará uma maior segurança para os nossos médicos e um atendimento de qualidade para os nossos pacientes, o que é fundamental para todos nós”, concluiu Palis.