fonte: Cremerj

O Cremerj ingressou com representação no Ministério Público Estadual contra a substituição de médicos concursados no serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho). Os profissionais foram substituídos por médicos contratados pela Organização Social Ideias, que atende a Fundação Municipal de Niterói, na Zona Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A medida pede explicações do gestor público sobre a troca de médicos estatutários experientes por profissionais contratados como pessoa jurídica, com remuneração três vezes maior que a dos servidores que foram afastados das mesmas atividades.

“A classe médica precisa se mobilizar contra o desmonte dos serviços públicos de saúde. A contratação por meio de vínculos empregatícios precários não atende aos anseios da população por uma construção de serviços de qualidade, que valorizem a experiência e a qualificação dos médicos. O Conselho tomará as medidas possíveis para mudar tal realidade”, afirmou o diretor do Conselho, Yuri Salles.

No mês passado, a Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro, por meio de nota oficial, também se manifestou contra essa substituição. A responsabilidade dos médicos gestores envolvidos na decisão continua a ser apurada pelo CREMERJ.