fonte: CFM

A agressão sofrida ontem, no Mato Grosso, por uma médica e por uma agente de saúde, que faleceu em decorrência do ataque, levou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a publicar uma nota em que solicita aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que tomem providências urgentes para aumentar a segurança nos locais de atendimento (postos, ambulatórios, UPAs, prontos-socorros, hospitais, etc) no País.

“Tais medidas são necessárias para garantir a integridade física e mental dos responsáveis por acolher a população que busca por assistência, bem como dos próprios pacientes e familiares”, afirma o CFM na nota, que também manifesta solidariedade à família e amigos das duas profissionais de saúde.

Infelizmente, a imprensa tem reportado de forma recorrente casos de agressões sofridos pelos profissionais de saúde nos ambientes de trabalho.

Segundo a imprensa, a médica Jaqueline Matos da Croce estava finalizando um atendimento em um Posto de Saúde da Família na cidade de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) quando o agressor entrou na sala e a agrediu com uma faca, atingindo-a no braço, na perna e no abdômen. Uma testemunha usou uma mesa para proteger a médica. O agressor saiu e feriu o peito da agende de saúde Regy Rose Lopes de Oliveira, 51. As duas foram atendidas de imediato, mas a agente de saúde não resistiu aos ferimentos. A médica Jaqueline Matos, 32, que está grávida de quatro meses, continua na UTI, porém em estado estável.

Confira a nota na íntegra: