fonte: FAPERJ

A Fundação anunciou nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, o lançamento de uma nova edição do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2022. Com dotação recorde de R$ 75 milhões para o programa – 50% maior em relação à edição lançada em 2021 –, edital tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos, audaciosos e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto. Os recursos aplicados se destinam, prioritariamente, a atender às demandas de custeio em propostas desenvolvidas por um ou mais grupos de pesquisadores de excelência.

Os recursos alocados para financiamento do programa serão liberados em duas parcelas anuais (uma por ano), sujeitas à aprovação do relatório parcial do desenvolvimento do projeto a iniciar no ano de 2023.

Na presente edição do edital, os pesquisadores contemplados nas Faixas A e B do Programa de Apoio a Projetos Temáticos de 2019 deverão apresentar um relatório técnico-financeiro resumido e comprovar já ter gasto mais de 70% dos recursos alocados caso queiram submeter proposta. Já os pesquisadores contemplados na edição do edital lançada em 2021 não poderão concorrer ao presente edital.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, com o lançamento de mais uma edição do edital a FAPERJ dá continuidade à missão de fomentar a ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro. “O edital ‘Temáticos’, destinado aos pesquisadores pertencentes a grupos bem estabelecidos, possibilitará a manutenção do financiamento das atividades de pesquisa”, disse Bouskela.

Na avaliação do presidente da FAPERJ, o programa ajuda a consolidar o que já vem sendo feito nas instituições de ensino e pesquisa no estado e investe no futuro. “O programa é fundamental para a manutenção da pesquisa fluminense, apoiando desde grupos emergentes até grupos estabelecidos de excelência no estado do Rio de Janeiro em todas as áreas”, afirmou Jerson Lima.

O prazo para a execução de cada projeto é de no máximo 48 meses, contados a partir da liberação dos recursos. Nesta chamada, a FAPERJ espera uma grande competividade entre as propostas submetidas, tendo em vista a excelência dos grupos de pesquisadores do estado do Rio de Janeiro.

O Edital Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2022 receberá as propostas até o dia 6 de outubro de 2022 conforme calendário no edital.

Consulte no link abaixo a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 20/2022 – Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro