fonte: Cremerj

O CREMERJ vem a público expressar seu repúdio à abertura indiscriminada de novos cursos de medicina no estado do Rio de Janeiro. A proliferação desenfreada de instituições de ensino médico, sem um rigoroso controle de qualidade, compromete gravemente a formação de médicos e coloca em risco a saúde da população fluminense.

A oferta de novas faculdades de medicina, muitas vezes sem infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e programas de ensino robustos, resulta em uma formação deficiente e inapropriada. Tal problema acaba se traduzindo em futuros erros que podem ser observados em processos éticos que tramitam no CRM.

“Não podemos permitir que a qualidade do ensino médico seja negligenciada em prol de interesses meramente comerciais. É essencial que haja um controle rigoroso. Nossa responsabilidade é assegurar que os futuros médicos estejam verdadeiramente preparados para enfrentar os desafios da prática clínica e proporcionar uma assistência de qualidade aos cidadãos. Ressaltamos também que é arriscada a abertura de novos cursos ou expansão no número de vagas sem a devida e conclusiva análise do Ministério da Educação, a qual garanta a capacidade técnica dessas instituições para formar profissionais e ajude a melhorar a distribuição de profissionais em regiões de difícil alocação de médicos, ao invés de saturar os grandes centros com ainda mais profissionais”, destacou o conselheiro Yuri Salles.