fonte: Cremerj
Os médicos do Rio de Janeiro passaram a ter acesso a funcionalidades previstas no CRM Virtual que ainda não estavam sendo disponibilizadas no site do CREMERJ. Por meio dessa ferramenta, será possível acessar, por exemplo, o Sistema de Apoio à Decisão Clínica, que fornece informações precisas e atualizadas sobre medicamentos e tratamentos para suporte de decisões médicas.
O acesso ao CRM Virtual pode ser feito pelo site do CREMERJ, em uma aba localizada na parte superior, ou pelo endereço https://portalservicos.cfm.org.br/portal/rj . Pelo CRM Virtual, o médico terá acesso às seguintes certidões: cancelamento de inscrição, aposentadoria, jubilamento e transferência. Também poderá pedir o visto provisório para atuar em outros estados brasileiros e no Distrito Federal, acessar o sistema da Prescrição Eletrônica Nacional e o CFM Mais Benefícios.
O CRM Virtual permite, ainda, um acesso facilitado ao Espaço do Fiscalizado, criado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para facilitar a realização de fiscalizações por parte dos Conselhos Regionais. Nele, o médico poderá alterar, por exemplo, informações sobre suas funções nas empresas e instituições onde atua.
Decisões clínicas – O Sistema de Apoio à Decisão Clínica permite ao médico ter acesso, sem custo extra, a mais de 50 mil conteúdos digitais – a exemplo de diagnósticos, tratamentos, videoaulas, podcasts, capítulos de livros, diretrizes e protocolos, todas atualizadas pela plataforma Informed by Manole. As informações são seguras, confiáveis e fáceis de acessar, o que permite ao médico ganhar tempo na sua rotina e oferecer um melhor atendimento ao paciente.
Para acessar o Sistema de Apoio à Decisão Clínica, o médico só precisa entrar no CRM Virtual. Caso não tenha ou não lembre a sua senha, deve colocar o seu CPF e uma senha será enviada automaticamente para o e-mail cadastrado no banco de dados do CFM.
Autoatendimento – Continuam disponíveis no Autoatendimento CREMERJ, cujo acesso também se dá pelo site da autarquia, os seguintes serviços: o registro de especialidade, a certidão de inscrição, o certificado de especialista, a solicitação de certificado digital gratuito do CFM, a certidão de responsabilidade técnica para especialidades e para serviços.
A diretoria provisória do CREMERJ está trabalhando para que haja uma unificação do Autoatendimento CREMERJ com o CRM Virtual, o que diminuiria custos para o CREMERJ e daria mais confiabilidade ao sistema. Até que ocorra essa integração, os dois sistemas vão funcionar de forma complementar.