fonte: Cremerj

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) criou, na última sexta-feira, 19, o Plantão de Fiscalização para EPIs e Leitos de Covid-19, em razão do aumento de casos do vírus no estado do Rio de Janeiro. Para isso, o Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremerj ficará de sobreaviso também aos fins de semana para receber relatos de médicos sobre falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente e de ausência de leitos de Covid-19 para os pacientes, incluindo vagas de UTI.

“É uma fase complicada. Precisamos urgentemente vacinar todos os médicos do Rio de Janeiro. É importante, neste momento, cada um fazer a sua parte e colaborar no que for possível. Os médicos, muitas vezes, acabam ficando sobrecarregados e, como o Conselho que os representa, estamos à disposição para ouvi-los e auxiliá-los”, destaca o presidente do Cremerj, Walter Palis.

Desde o início da pandemia, o Cremerj realizou centenas de vistorias com o foco na assistência médica e no atendimento dos pacientes.

“O Conselho efetuou cerca de 630 fiscalizações nas mais variadas unidades de saúde por conta da pandemia e das demais necessidades relacionadas à prestação de serviços para a população. Temos trabalhado incansavelmente, mesmo perante todas as dificuldades já conhecidas, para melhorar as condições de atendimento para a sociedade e oferecer condições dignas para a atuação do médico. Este canal é mais uma forma de ajudar neste momento”, acrescenta Guilherme Nadais, coordenador do Defis.

As denúncias poderão ser enviadas para plantaocovid@crm-rj.gov.br.