fonte: Faperj

A Fundação divulgou as chamadas dos programas de bolsa de Iniciação Científica (IC), Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) e Pós-doutorado Sênior. A partir de 2021, os editais de bolsas de IC terão apenas uma chamada anual, ao contrário do que foi praticado até 2019.

A exemplo do que ocorreu com o programa de IC, a bolsa TCT assumiu o mesmo formato. A partir de 2021, a indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido. “A principal motivação para essa mudança é a alta taxa de desistência dos bolsistas entre o período de indicação e implementação da bolsa. Com isso, muitos orientadores contemplados precisavam pedir uma substituição antes mesmo da bolsa ser implementada, e, no pior dos casos, perdendo a bolsa por não ter tempo hábil de encontrar um substituto”, comenta Daniel Almeida, assessor da Diretoria Científica.

Com o novo formato isso vai ser evitado, uma vez que a indicação poderá ser feita em até três meses após a divulgação dos resultados. Isso também dá mais flexibilidade aos Coordenadores, que podem realizar processos seletivos. “O foco do TCT é nos Coordenadores e seus projetos. Cabe a eles a decisão de convidar um bolsista que atenda aos critérios de elegibilidade” diz a assessora da Diretoria Científica Carmen Pazos Moura. A estimativa é que, seguindo os números do IC, o período entre a indicação e a implementação seja também reduzido em até 80%.

Outro programa que teve seu formato alterado é o programa de Pós-doutorado Sênior 2021, que agora contará com um edital próprio. Destinado a Programas de Pós-graduação Stricto sensu sediados no Estado do Rio de Janeiro de conceitos Capes 4, 5, 6 ou 7, essa modalidade concederá bolsas especiais a doutores seniores (mais de cinco anos de titulação contados a partir da data de lançamento do edital) com destacado desempenho acadêmico.

De acordo com a diretora Científica, Eliete Bouskela, as mudanças têm o objetivo de facilitar a obtenção destas modalidades de bolsa pelos pesquisadores. “Acreditamos que as mudanças irão fomentar o interesse na ciência, no caso das bolsas IC, facilitar o andamento do trabalho nos Laboratórios, no caso das bolsas TCT e manter os nossos Doutores nos Laboratórios”, disse.

Confira abaixo os três editais:

Edital FAPERJ Nº 05/2021 – Bolda de Iniciação Científica (IC)

Edital FAPERJ Nº 04/2021 Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Edital FAPERJ Nº 06/2021 – Pós-Doutorado Sênior (PDS)