Hoje teremos um Mutirão de Cirurgia Pediátrica em todo o Brasil. Serão operadas muitas crianças (mais de 100 no Rio de Janeiro), num sábado, num esforço conjunto, gratuito e voluntário de Cirurgiões Pediátricos, Enfermeiros, Anestesistas e Pessoal de limpeza e manutenção dos hospitais.
Temos vários objetivos.
O primeiro deles é ajudar, simplesmente. Porque mais de 100 crianças no nosso estado terão suas necessidades atendidas, saem da fila, ficam curadas.
O segundo é mostrar que nós, os cirurgiões pediátricos, existimos. Estranhamente, muita gente não sabe de nós, e acha que os cirurgiões de adultos podem se adaptar e tratar as crianças. Eles podem, e somos gratos pelo esforço, que salva vidas em muitas circunstâncias. Mas não é o ideal. Há cirurgiões que estudam arduamente e por um tempo muito longo (no mínimo 6 anos de pós graduação em serviço além dos 6 de faculdade de medicina) para atuar como especialistas em cirurgia da criança. Nós fazemos isso por cuidado e vocação. Isso é importante. Para garantir o melhor resultado possível. Para garantir que pessoas treinadas para isso atendam as crianças e as famílias da forma menos traumática e mais adequada a cada idade. Para fazer pelas crianças que precisam de cirurgia o melhor de que se dispõe. Para dar as melhores chances. Para, como dizia um professor meu, dar um certificado de garantia de 80 anos para o paciente. De cura sem sequelas e sem más lembranças.
O terceiro é por prazer. Sim, nós amamos o que fazemos. A ponto de sair de casa cedo num sábado de descanso, levar para o hospital um lanchinho (sim, nós fazemos uma vaquinha e levamos), enfeitar a enfermaria com balões de gás e, simplesmente, trabalhar. Entre amigos, entre companheiros.
Vamos ter um mutirão bacana
Diretoria da CIPERJ