fonte: Blog Emergências/O Globo

O Ministério do Planejamento vai autorizar a rede federal de saúde do Rio a contratar 3.592 profissionais temporários. Este anúncio era muito aguardado. É que o Conselho Regional Medicina do Rio e a Defensoria Pública da União já tinha cobrado o aumento do número de funcionários, inclusive por meio de um processo na Justiça. A portaria do ministério será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Pressionado, o governo federal agora autoriza as contratações. Segundo o despacho, os profissionais serão alocados na “área de assistência e apoio à assistência de saúde de Hospitais federalizados do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

As contratações vão ajudar a amenizar o déficit no Hospital Federal de Bonsucesso. A emergência de lá foi reinaugurada, em 28 de fevereiro, sob protestos. É que não havia pessoal suficiente para trabalhar na nova estrutura. Hoje, cerca de um mês depois, a nova emergência convive com o risco de fechar.