A CIPERJ gostaria de parabenizar toda a equipe do Complexo Hospital de Niterói (CHN) pelo sucesso no tratamento da família das gêmeas xifópagas Clarice e Helena, divulgado através do programa Encontro, da apresentadora Fátima Bernardes, da Rede Globo. Sabemos do enorme esforço, dos riscos assumidos pelos profissionais e família e dos requisitos técnicos necessários para tratar uma situação clínica tão complexa.

Gostaríamos especialmente de parabenizar um grupo – extenso – de profissionais que não foi lembrado na reportagem: a equipe de cirurgiões pediátricos composta pelos Drs. Alcides Augusto Salzedas Netto, Pedro Celso Maciel e Silva e Edmo Dutra Franco. Eles contaram também com o apoio do Dr. Denoel Marcelino de Oliveira, cirurgião cardíaco pediátrico, e dos médicos anestesistas Dr. Luciano Gomes Machado e Dr. Eduardo Borges Rocha Pyrrho.

Sabemos que este grupo de colegas se dedicou à família desde antes do nascimento das gêmeas e planejou o tratamento das crianças com enorme cuidado e carinho. Vimos a construção de uma parceria necessária e construtiva. Testemunhamos o uso da expertise obtida em muitos anos de treinamento e experiência para conseguir, junto com os outros profissionais de saúde o melhor resultado possível.

Parabéns aos cirurgiões pediátricos envolvidos e toda a felicidade do mundo a Helena e seus pais.

DIRETORIA DA CIPERJ