fonte: G1

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o governador Luiz Fernando Pezão inauguraram nesta segunda-feira (8) uma central unificada de atendimento, que tem como objetivo regular a oferta de recursos ambulatoriais especializados. O Reuni-RJ começa a funcionar no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio.

Num primeiro momento, o Reuni-RJ, que será coordenado por 20 profissionais de saúde das três esferas de governo, vai oferecer vagas para cinco especialidades em unidades de referência credenciadas. As especialidades médicas são: gestação de alto risco, cirurgia bariátrica, hematologia, radioterapia e terapia renal substitutiva.

Ao todo, serão 10.430 vagas para tratamento especializado em pelo menos 14 unidades públicas de referência, como o Instituto Nacional do Câncer, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Clementino Fraga Filho, Hospital Mario Kroeff, Hospital da Mulher Heloneida Studart, e Hospital Federal de Bonsucesso.

A implantação do Reuni-RJ acontece seis meses depois do acordo firmado entre o governo do estado e a união. Inicialmente, 20 médicos reguladores vão analisar os pedidos que chegam ao estado. Segundo o secretário estadual de Saúde Felipe Peixoto, até o final deste ano, o Reuni-RJ estará funcionando em sua capacidade plena, com cem profissionais regularadores e atendendo outras especialidades.

O ministro Arthur Chioro destacou a importância da regulação de vagas nas unidades de saúde.

“O Rio tem uma característica única, herdada do tempo em que era capital do país, e que reúne no estado várias unidades das três esferas de governo. O Reuni-RJ vai garantir acesso qualificado à oferta de vagas e agilizar o acesso à assistência de saúde do estado. O Rio vai estabelecer o modelo para o restante do Brasil”, disse o ministro.

Chioro lembrou que existem centrais reguladoras que integram as vagas entre o município de Manaus e o estado do Amazonas  e outro modelo interestadual que integra as redes de Bahia e Pernambuco. Mas que a experiência do Rio por ser mais complexa poderá servir de modelo para outras regiões do país.

“O Brasil tem mais de 430 regiões de saúde e nenhuma é tão complexa quanto o Rio. Esperamos que a partir da experiência do Rio a metodologia de regulação sirva de referência para o resto do país. Sempre lembrando que a regulação médica não pode seguir a ordem de cronologia dos pedidos. Isso causaria uma iniquidade no serviço. Os médicos reguladores têm de ter a autoridade sanitária respeitada para oferecer à vaga de acordo com critérios de necessidade e a gravidade dos casos”, observou Chioro.

Pezão lembrou que o Reuni-RJ é um sonho antigo, do tempo em que era prefeito de Piraí. Segundo ele, a regulação integrada vai acabar com as filas nos hospitais por procedimentos simples e vai melhorar o atendimento no interior do estado.