fonte: CFM

O aperfeiçoamento profissional e a troca de experiências em pediatria são alguns dos objetivos do 2º Congresso Brasileiro de Pediatria. O evento – realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro e reunirá renomados especialistas para, juntos, debaterem os temas mais atuais da especialidade. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas no site do evento.

“É muito importante que todos os pediatras participem desse congresso, que, no ano passado, em sua primeira edição, já foi um imenso sucesso. Em 2021, será ainda maior e mais relevante para a formação e aperfeiçoamento de todos os profissionais”, declara a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

A covid-19 e suas repercussões estarão presentes dentre os importantes assuntos que serão debatidos em diversas mesas-redondas, com temas como: “Covid-19 em Perinatologia”; “Mudança no perfil epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave na população pediátrica brasileira: indício de subnotificação da covid-19”; “Manifestações clínicas e alteração radiológica na covid-19 neonatal: uma revisão sistemática rápida”; “Lições aprendidas com a covid-19 em crianças”; “Dificuldades escolares: repercussão da covid-19”, dentre outros.

Os desafios relacionados à vacinação, outro tema de extrema relevância também será debatido no encontro. Alguns dos tópicos serão: “Estratégias para vacinação do adolescente”; “Vacina de covid-19 em adolescentes”; “Meningites: por que vacinar adolescentes?”; “Vacinação da gestante e da lactante”; e “Aspectos legais e éticos relacionados a vacinações”.

A grade científica também contempla “A violência nos dias de hoje: dentro e fora de casa”; “Alergia Alimentar”; “Queixas frequentes em dermatologia pediátrica”; “Saúde do Adolescente”; “Asma”; “Imunobiológicos”; “Meio Ambiente”; “Dificuldades escolares”; entre outros.

Também fará parte da programação uma mesa-redonda especial em comemoração aos dez anos da Revista Residência Pediátrica (RP). Ao término do evento, os inscritos poderão acessar toda a programação científica e rever os temas debatidos. O acervo de aulas ficará disponível para acesso por até três meses.