fonte: Faperj

A Fundação divulgou nesta quinta-feira, 26 de maio, as chamadas dos programas de bolsa de Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT), Pesquisador Visitante (PV), Pesquisador Visitante Emérito (PVE) e Pós-Doutorado Sênior. Confira a seguir mais detalhes das quatro chamadas.

Pesquisador Visitante (PV): O Programa Pesquisador Visitante é destinado a pesquisadores de reconhecida excelência, principalmente vindos do exterior ou de outros estados, e cria condições para que possam desenvolver atividades de ensino e pesquisa em instituição sediada no estado do Rio de Janeiro.

Pesquisador Visitante Emérito (PVE): O Programa Pesquisador Visitante Emérito procura criar situações favoráveis a que pesquisadores de elevada produtividade de pesquisa e reconhecida liderança em sua área de conhecimento executem seus projetos, em particular aqueles com idade superior a setenta anos, residentes no estado, e em regime de aposentadoria compulsória ou aposentados em outro regime de trabalho, continuem desenvolvendo suas atividades de ensino e pesquisa em instituições fluminenses.

Pós-doutorado Sênior (PDS): O Programa Pós-doutorado Sênior é destinado a Programas de Pós-graduação Stricto sensu sediados no Estado do Rio de Janeiro de conceitos Capes 4, 5, 6 ou 7. Essa modalidade concede bolsas especiais a doutores sêniores (mais de cinco anos de titulação contados a partir da data de lançamento do edital) com destacado desempenho acadêmico.

Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT): o programa Treinamento e Capacitação Técnica tem por objetivo treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ, desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, visando à valorização da formação educacional obtida e inserção no mercado de trabalho. Para isso, serão concedidas bolsas, com duração de 12 meses, admitindo-se, no máximo, duas renovações por igual período.

Submissão das propostas on-line

O prazo de submissão para os projetos aos editais PV e PVE é até o dia 16 de junho.

O prazo de submissão para os projetos aos editais TCT e PDS é até o dia 29 de junho.

Confira abaixo os detalhes dos editais:

Edital FAPERJ Nº08 – Pesquisador Visitante (PV) – 2022

Edital FAPERJ Nº09 – Pesquisador Visitante Emérito (PVE) – 2022

Edital FAPERJ Nº10 – Pós-Doutorado Sênior (PDS) – 2022

Edital FAPERJ Nº11 – Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2022