2017

junho Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

2016

setembro

SAIBA COMO FOI A AGO E A REUNIÃO CIENTÍFICA

maio_reuniao_cientifica (17)maio

VEJA MATÉRIA E FOTOS DA REUNIÃO

BAIXE A PALESTRA DO DR. JOSÉ CARNEVALE

 

 

 

2016_marco_reuniao (8)março

VEJA MATÉRIA E FOTOS DA REUNIÃO

BAIXE CASO CLÍNICO DO HFSE

BAIXE PALESTRA SOBRE ESTADO ATUAL DA VIDEOLAPAROSCOPIA PEDIÁTRICA

 

2015

DSC01698julho

VEJA MATÉRIA E FOTOS DA REUNIÃO

BAIXE CASO CLÍNICO DA DRA. RAQUEL BERNARDO

BAIXE CASO CLÍNICO DA DRA. ANA TERESA OLIVEIRA

BAIXE CASO CLÍNICO DO HOSPITAL DA LAGOA

maio

VEJA MATÉRIA E FOTOS DA REUNIÃO

BAIXE O CASO CLÍNICO

BAIXE A PALESTRA COMO EU FAÇO: SILO PARA GASTROSQUISES

novembro de 2014

A CIPERJ realizou, na noite desta quinta-feira, dia 6, sua reunião científica de novembro no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá. O evento contou com a palestra Afecções Penianas, ministrada pela Dra. Gladys Caussin.

BAIXE A PALESTRA

Durante toda a palestra, a Dra. Gladys debateu os assuntos abordados com os presentes, buscando ver como eles procedem em relação aos casos apresentados.

A próxima reunião científica ocorre no dia 6 de dezembro, sábado.

20141106_202829

setembro de 2014

Saiba como foi a reunião científica de setembro da CIPERJ

A CIPERJ realizou, na noite desta quinta-feira, dia 4, sua reunião científica de setembro. O evento ocorreu no auditório do Hospital Rios D´Or e reuniu cirurgiões pediatras e médicos de outras especialidades.

O encontro contou com a palestra da Dra. Daniela Miranda Conde sobre Escroto Agudo. Logo em seguida a apresentação ocorreu um debate sobre o tema.

BAIXE A PALESTRA

A próxima reunião científica da CIPERJ ocorre em 2 de outubro (quinta-feira), também no Rios D´Or.

20140904_195340

agosto de 2014

Reunião da científica da CIPERJ leva médicos de diversas especialidades ao Rios D´Or

Cirurgiões pediatras, pediatras e obstetras estiveram presentes na noite desta quinta-feira, dia 8, a reunião científica de agosto da CIPERJ, realizada no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá. O evento teve início com o Dr. Marco Daiha, tesoureiro da associação, dando às boas-vindas aos presentes e elogiando a parceria com o Rios D´Or.

Após uma breve apresentação do sistema médico MeConsulte, a Dra. Renata Christiane Guimarães realizou palestra sobre o tema Abdômen agudo por esferas imantadas. Finalizando o encontro, a Dra. Anita Marsilac fez colóquio sobre pontos de vista de Hérnias inguinais, Hidrocele e Fimose.

BAIXE A PALESTRA DA DRA. RENATA GUIMARÃES

BAIXE A PALESTRA DA DRA. ANITA MARSILAC

Durante todo o evento houve grande interação entre os presentes e os palestrantes debatendo os casos apresentados.

20140807_201822

20140807_195826

A próxima reunião científica da CIPERJ ocorre no dia 4 de setembro, quinta-feira, às 19h30, no mesmo local. Em breve será divulgada a programação da mesma.

abril de 2014 Saiba como foi a reunião científica desta segunda-feira, dia 26

Cerca de 20 pessoas estiveram presentes na noite desta terça-feira, dia 8, à primeira reunião científica de 2014 da CIPERJ, realizada no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

O evento teve início com o Dr. Kleber Moreira Anderson, vice presidente da associação, dando às boas vindas aos convidados e fazendo alguns anúncios relativos à Cirurgia Pediátrica e à CIPERJ.

Logo em seguida, o Dr. David Lanning, cirurgião chefe do Children’s Hospital of Richmond e da Virginia Commonwealth University Medical Center, fez a primeira apresentação da noite, abordando Xifópagos: dois casos e uma nova abordagem cirúrgica. Após a palestra, foi a vez do Dr. Claudio Oiticica, professor associado de Cirurgia e Pediatria da Virginia Commonwealth University Medical Center, falar sobre Cirurgia Robótica na Criança. Finalizando a noite, os presentes fizeram algumas perguntas aos palestrantes e houve um breve debate sobre o evento. VEJA AS FOTOS

 

agosto de 2013 Saiba como foi a reunião científica desta segunda-feira, dia 26

A reunião científica da CIPERJ foi realizada nesta segunda-feira, dia 26, no auditório B do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O evento teve início com a diretoria da CIPERJ anunciando o resultado do VII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança no Rio de Janeiro.

Logo em seguida, o Dr. Paulo Boechat ministrou a palestra Teratoma Sacrococcígeo.

BAIXE A PALESTRA A próxima reunião científica ocorre no dia 30 de setembro (segunda-feira), no Hospital Copa D´Or. Tão logo a programação esteja definida será divulgada no site da CIPERJ.
fevereiro de 2013 Dr. Claudio Oiticica realiza palestra para associados

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes, na noite desta terça-feira, dia 26, a reunião científica extraordinária da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ).

O evento ocorreu no auditório do Hospital Copa D´Or e contou com a palestra Anomalia anoretal, atualização e resultados, ministrada pelo Dr. Claudio Oiticica, professor associado da Medical College of Virginia, da Virginia Commonwealth University.

novembro de 2012 Saiba como foi a última reunião científica de 2012 da CIPERJ

Cerca de 20 pessoas estiveram presentes, na manhã deste sábado, dia 10, a última reunião científica de 2012 da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ). O evento foi realizado no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá.

A sessão teve início com a diretoria da CIPERJ fazendo uma homenagem ao Dr. José Antonio Lopes, pelos serviços prestados à Cirurgia Pediátrica ao longo dos anos. A placa de homenagem foi entregue por Dr. Carlos Alberto Azeredo, que proferiu algumas palavras demonstrando a importância e a influência que Dr. Lopes teve na vida dele e de outros que trabalharam com ele.

Logo em seguida, a Dra. Ana Tereza Oliveira também falou algumas palavras homenageando o Dr. Lopes.

Dando início às atividades científicas o Dr. Heron Werner ministrou a palestra Aconselhamento pré-natal e intervenção fetal. Após um breve debate sobre o assunto abordado, o Dr. Lourenço Sbragia fez apresentação sobre Diagnóstico de Malformações fetais.

BAIXE A PALESTRA do Dr. Heron Werner

VEJA AS FOTOS

Em breve também estará disponível a palestra do Dr. Lourenço.

Abaixo os contatos dos palestrantes:

Dr. Lourenço Sbragia sbragia@fmrp.usp.br

Dr. Heron Werner heronwerner@hotmail.com e 9961 8639

A próxima reunião científica da CIPERJ ocorrerá no dia 30 de janeiro (quarta-feira).

Antes disso ocorrerá a festa de fim de ano da CIPERJ. Durante esta semana, faremos uma enquete tendo em vista a definição do local onde o encontro será realizado. Participe.

setembro de 2012 Cerca de 20 pessoas comparecem a reunião científica e AGO da CIPERJ. Veja as fotos e baixe a palestra

Dr. Mario Eduardo, Dra. Marcela Bailez, Dr. Kleber Anderson e Dr. Marco Daiha

O Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, situado no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, sediou, na noite desta terça-feira, dia 25, Assembleia Geral Ordinária (AGO) para eleição de diretoria, conselho fiscal e departamento profissional da CIPERJ, além de reunião científica da entidade.

Dezenove pessoas estiveram presentes e viram a palestra da Dra. Maria Marcela Bailez, da Argentina, sobre Videocirurgia em má-formações uterovaginais (incluindo vaginoplastia sigmóide laparoscópica e tratamento de cloacas).

Logo em seguida, a diretoria da CIPERJ apresentou um balanço da gestão que se encerrou ontem e, ainda, houve a apuração da eleição, cujos votos foram computados desde o início do evento.

CONFIRA O RESULTADO DA ELEIÇÃO

BAIXE A PALESTRA

VEJA AS FOTOS

A última reunião da CIPERJ em 2012 ocorrerá no dia 24 de novembro (sábado), no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá. Tão logo a programação esteja disponível, será publicada aqui no site.

julho de 2012 Mais de 20 pessoas comparecem ao CBC para reunião de julho da CIPERJ. Veja as fotos e baixe as palestras

Nesta segunda-feira, dia 30, a Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) realizou sua reunião científica de julho, em conjunto com a Sessão de Cirurgia Pediátrica do Núcleo Central do CBC, no auditório C do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no Humaitá, Zona Sul da capital fluminense. Mais de 20 pessoas estiveram presentes ao evento, que contou com palestras da Dra. Taísa Davaus e do Dr. Vicente Ramos.

Dando início às atividades, a diretoria da CIPERJ fez anúncios relativos à especialidade, como a realização de mais um Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, e da entidade, citando a criação da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica do Rio de Janeiro.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Logo em seguida a Dra. Taísa Davaus ministrou a palestra Método Radiológico de Avaliação de Obstrução do Trato Urinário. Dando sequência às atividades, o Dr. Vicente Ramos falou sobreRadiologia Intervencionista Pediátrica.

Baixe as palestras:

Método Radiológico de Avaliação de Obstrução do Trato Urinário

Radiologia Intervencionista Pediátrica

A próxima reunião científica da CIPERJ ocorrerá no dia 25 de setembro (terça-feira) no auditório do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e terá como palestrante especial, a Dra. Maria Marcela Bailez, da Argentina.

maio de 2012 Reunião da CIPERJ tem palestra e debate sobre hospitais de Trauma e Emergência no RJ. Veja as fotos e baixe a palestra

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes à reunião científica de maio da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) que ocorreu nesta quarta-feira, dia 30, no auditório do hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul da capital fluminense.

O evento teve início com a diretoria da CIPERJ prestando uma homenagem ao Dr. Claudio de Souza Leite pelos serviços prestados à Cirurgia Pediátrica ao longo dos anos. Infelizmente, ele não pode estar presente devido a problemas de saúde. A placa que o homenageia será entregue a ele pelo vice-presidente da entidade, Dr. Kleber Moreira Anderson.

Após a homenagem, a diretoria passou alguns informes da CIPERJ e, em seguida, o Dr. André Almeida apresentou palestra sobre infraestrutura disponível em hospitais de Trauma e Emergência dos Estados Unidos, onde esteve a convite do Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto com uma equipe de médicos, para buscar ideais para centros desta áreas no Rio de Janeiro.

BAIXE A PALESTRA DO DR. ANDRÉ ALMEIDA

Logo depois, o Dr. Rogerio Casemiro explicou como e onde funcionarão os hospitais de trauma e emergência que o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende inaugurar e apresentou o papel que o cirurgião pediátrico terá nos mesmos.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Após a explanação, a plateia fez uma série de perguntas e debateu o assunto com os Drs. Rogerio Casemiro e André Almeida.

A próxima reunião da CIPERJ ocorrerá no dia 30 de julho (segunda-feira) e, tão logo esteja definida, será anunciada a programação preliminar.

março de 2012 Saiba como foi a reunião de março da CIPERJ
Cerca de 15 pessoas estiveram presentes à reunião científica de maio da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), que ocorreu na noite desta terça, dia 27, no Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, situado no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense. O evento teve início com os Drs. Kleber Moreira Anderson, vice presidente da entidade, e Marco Daiha, tesoureiro, passando algumas informações referentes à Cirurgia Pediátrica e da CIPERJ.

Logo em seguida, a Dra. Maria Ribeiro Morard fez uma apresentação sobre Utilização e diferenciais dos materiais de Drenagem, mostrando uma série de produtos utilizados em suas intervenções. Após um breve debate, a Dra. Adriana Cartafina ministrou a palestra Má Rotação Intestinal.

Abaixo, você pode baixar as palestras do evento, assim como uma série de artigos disponibilizados pela Dra. Adriana Cartafina.

Utilização e Diferenciais dos materiais de Drenagem

Má Rotação Intestinal

Artigos sobre Má Rotação Intestinal

CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO

A próxima reunião científica da CIPERJ será realizada no dia 30 de maio (quarta-feira), no auditório do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

janeiro de 2012 1ª reunião da CIPERJ em 2012 tem palestra sobre Endourologia Pediátrica

Cerca de 15 pessoas estiveram presentes à 1ª reunião científica de 2012 da CIPERJ, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 30, no auditório do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O palestrante convidado do evento foi o Dr. Jovelino Leão, Mestre e Doutor em Cirurgia pela UNIFESP – EPM e Chefe do Serviço de Urologia Pediátrica do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.

O evento teve início com a diretoria passando alguns comunicados da CIPERJ, como a abertura das inscrições para o IV Curso de Educação Continuada CIPERJ/CREMERJ a ser realizado no dia 17 de março.

Logo em seguida, Dr. Jovelino apresentou a palestra Endourologia Pediátrica – Como nós fazemos no Hospital Infantil Darcy Vargas de São Paulo. Após perguntas sobre a palestra, a Dra. Ana Tereza Vacchiano apresentou um caso clínico para debate com os presentes.

BAIXE A PALESTRA ENDOUROLOGIA PEDIÁTRICA

BAIXE O CASO CLÍNICO ANALISADO

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO

A próxima reunião da CIPERJ ocorrerá no dia 27 de março (terça-feira), no Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, situado no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

setembro de 2011 Reunião da CIPERJ leva cerca de 30 pessoas ao Prontobaby

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na noite desta quarta-feira, dia 21, a reunião científica de setembro da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), realizada no Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O evento teve como palestrante convidada a Dra. Beatriz Camargo, oncologista pediátrica, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pesquisadora do programa de Hematologia Oncológica Pediátrica do Centro de Pesquisa do INCA. A médica fez uma apresentação sobre Atualização em Neuroblastoma e tumor de Wilms. Para conferir a palestra, basta clicar aqui.

Após a palestra, os associados debateram o sobreaviso médico remunerado, onde a CIPERJ apresentou os dois processos que correm no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) onde hospitais e cirurgiões pediátricos foram denunciados por atuarem sem terem um acordo de sobreaviso médico remunerado.

Ainda sobre o tema, os associados fizeram sugestões e foi aprovado o modelo de contrato de sobreaviso médico remunerado para ser utilizado. Agora, o documento irá para o setor jurídico que fará os últimos ajustes e em breve o modelo de contrato estará disponível aqui no site da CIPERJ.

Além do sobreaviso médico remunerado, os associados começaram a debater formas de melhorar a remuneração de procedimentos em UTI Neonatal. Algumas sugestões e soluções foram apresentadas. Tendo em vista elaborar a estratégia de ação, a CIPERJ deseja saber de seus associados como recebem pelos procedimentos realizados em UTI Neonatal. Para isso, basta responder um formulário. Para isso, clique aqui.

A próxima reunião da CIPERJ ocorrerá em 30 de novembro (quarta-feira), no Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

VEJA AS FOTOS DA REUNIÃO

julho de 2011 Reunião tem informes sobre situação do sobreaviso médico remunerado e palestra de Dr. Carlos Eduardo Junqueira

Cerca de 15 pessoas estiveram presentes a reunião científica de julho da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), realizada na noite desta segunda-feira, dia 25, no auditório do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

     Dando início aos trabalhos, o vice-presidente e o tesoureiro da CIPERJ, respectivamente os Drs. Kleber Moreira Anderson e Marco Daiha, informaram que até o momento três hospitais do Rio de Janeiro (Cardoso Fontes, Servidores do Estado e Hupe) se inscreveram na 5ª edição do Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, a ser realizado no dia 20 de agosto, sábado. Além disso, mencionaram como anda o processo de ética médica aberto no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) no qual foram denunciados hospitais e médicos que continuam atendendo sem que haja uma acordo de sobreaviso médico remunerado.

      Em seguida, foi a vez do palestrante da noite, Dr. Carlos Eduardo Junqueira, ministrar sua palestra sobre O uso do Surgisis em Cirurgia Pediátrica. Após a apresentação houve um debate sobre a boa aceitação do produto por operadoras de saúde e os benefícios e facilidades que o mesmo produz.

      Para conferir a palestra na íntegra, basta baixá-la aqui.

       As fotos do evento podem ser visualizadas no álbum de fotos da reunião. Já um vídeo sobre o Uso do Surigisis em Cirurgia Pediátrica pode ser visualizado em nossa seção Vídeos.

     O próximo encontro da CIPERJ será no dia 20 de setembro, terça-feira, no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca.

maio de 2011 Reunião científica da CIPERJ debate o adolescente urológico
O Dr. Marcelo Braz foi o palestrante convidado da reunião científica de maio da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), que contou com a presença de dez pessoas. O evento ocorreu no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, dia 18.Dando início ao encontro, o Dr. Marco Daiha, tesoureiro da CIPERJ, passou alguns comunicados aos associados. Em seguida, o Dr. Marcelo Bráz ministrou a palestra O Adolescente Urológico, seguida de debate.

A próxima reunião científica da CIPERJ será realizada no dia 25 de julho, segunda-feira, no auditório doHospital Copa D´Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

março de 2011 Confira as fotos da reunião de março da CIPERJ
Dr. Sperandio Del Caro e diretoria da CIPERJ Dr. Sperandio Del Caro e diretoria da CIPERJ Dr. Sperandio Del Caro e diretoria da CIPERJ
Dr. Sperandio Del Caro e diretoria da CIPERJ
Reunião da CIPERJ tem palestras e define hospitais e cirurgiões pediátricos a serem denunciados

 

Dr. Sperandio Del Caro e diretoria da CIPERJ

Vinte médicos estiveram presentes na reunião científica de março da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), que ocorreu na noite desta terça-feira, dia 22, no Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Dr. Max Carsalad Schlobach, presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), teve um imprevisto e não pode comparecer ao encontro.

O evento iniciou-se com a diretoria da CIPERJ passando algumas informações da entidade e logo em seguida, a Dra. Laura Helman apresentou palestra sobre o tema Refluxo Gastroesofágico – clínica e diagnóstico. Em breve será disponibilizado o arquivo da palestra para ser baixado.

O Dr. Sperandio Del Caro, do Espírito Santo, entrou em seguida falando sobre a parte cirúrgica do Refluxo Gastroesofágico. A palestra pode ser baixada clicando aqui.

Após as apresentações ocorreu debate sobre o assunto, principalmente sobre a melhor técnica a ser utilizada.

Em seguida, entrou em pauta a paralisação no atendimento aos hospitais e clínicas particulares que não entraram em acordo relativo ao sobreaviso médico remunerado.

Durante o dia, a diretoria da CIPERJ entrou em contato com associados para saber das negociações e, na reunião, foram divulgados os hospitais que ainda não haviam entrado em acordo, assim como foram apresentados pelos associados outros que também não estavam pagando pelo sobreaviso médico.

Com isso, nesta quinta-feira, dia 24, a CIPERJ denunciará ao CREMERJ, os cirurgiões pediátricos e hospitais que descumprem a ATA da AGE da CIPERJ, de dezembro de 2010, que determina a paralisação. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

dezembro de 2010 Cirurgiões pediátricos se encontram em jantar de fim de ano
     Cerca de 20 pessoas estiveram presentes no jantar de confraternização de fim de ano dos cirurgiões pediátricos do Rio de Janeiro, realizado no dia 28 de dezembro, terça-feira, na churrascaria Baby Beef, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.As fotos do evento podem ser conferidas abaixo (clique nas imagens para ampliá-las):

Encontro de fim de ano da CIPERJ Encontro de fim de ano da CIPERJ
novembro de 2010 Confira as fotos da reunião científica extraordinária
Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor
Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor
Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor
Reunião CIPERJ no Rios Dor Reunião CIPERJ no Rios Dor
novembro de 2010 Cerca de 30 pessoas comparecem a reunião científica extraordinária da CIPERJ
      Vinte e oito pessoas estiveram presentes neste sábado, dia 6, na reunião científica extraordinária da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ), que ocorreu paralelamente ao I Encontro de Cirurgia Pediátrica do Hospital Rios D´Or. O evento foi realizado no auditório do próprio hospital, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense.O sábado chuvoso do Rio de Janeiro fez com que o encontro tivesse início com meia hora de atraso. Na abertura, Dr. Marco Daiha, tesoureiro da CIPERJ, e Dr. Rafael Mello, diretor operacional do Hospital Rios D´Or, deram às boas-vindas.

Logo em seguida, ocorreram as palestras Trauma em Crianças, com o Dr. Paulo Tavares, Avaliação pré-operatória em Cirurgia Pediátrica, com o Dr. Rodrigo Diaz. Após o intervalo para café, o Dr. André Pereira falou sobre Antibioticoterapia em Urgências Cirúgicas Pediátricas. E, encerrando o evento, o Dr. Edward Esteves apresentou a palestra Cirurgia Trasumbilicais em Crianças.

     A seguir, estão disponibilizadas as palestras do evento. Para baixá-las, basta clicar no nome das mesmas:

Trauma em Crianças – Dr. Paulo Tavares (Uerj)
Antibioticoterapia em Urgências Cirúgicas Pediátricas – Dr. André Pereira (Rede D´Or)
Cirurgias transumbilicais em crianças – Dr. Edward Esteves

A próxima e última reunião científica da CIPERJ em 2010 ocorre no dia 22, segunda-feira, no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense. Durante o encontro serão distribuídas as agendas personalizadas da CIPERJ para o ano de 2011, que serão entregues aos associados que estiverem quites com a entidade. A programação do evento será divulgada em breve.

setembro de 2010 Confira fotos da AGO e reunião científica da CIPERJ
Dr. Sylvio Ávila faz palestra para associados e convidados

 

Dr. Sylvio Ávila com diretoria da CIPERJ

O Dr. Sylvio Ávila, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba, no Paraná, realizou, na noite desta terça-feira, dia 28, palestra para associados e convidados da CIPERJ em reunião científica da entidade realizada no Centro de Estudos Prof. Dr. José Dias Rego, situado no Prontobaby – Hospital da Criança, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O médico abordou o tema Tratamento cirúrgico da hipertensão Portal extra Hepática – cirurgia de Rex Shunt.

     Paralelamente ao encontro, ocorreu Assembleia Geral Ordinária (AGO), que elegeu a nova diretoria da CIPERJ.

     Antes da palestra do Dr. Sylvio, ocorreu apresentação do Dr. Marco Daiha, tesoureiro da antiga e da atual diretoria da CIPERJ, que mostrou um balanço financeiro da entidade na gestão anterior. Para visualizar a apresentação, clique aqui. Logo em seguida, a Dra. Mariana Epaminondas Emerson, residente do Instituto Fernandes Figueira (IFF), mostrou caso clínico sobre o tema Abordagem toracoscópica do empiema pleural.

     A palestra do Dr. Sylvio pode ser baixada, clicando aqui.

     Após as apresentações, o Dr. Kleber Moreira Anderson, então presidente da CIPERJ, informou aos associados presentes o que aconteceu na reunião com a Associação de Clínicas Pediátricas do Estado do Rio de Janeiro (ACPERJ).

agosto de 2010 Reunião mostra união de associados nas negociações pelo sobreaviso médico

     Após o debate sobre a palestra Novos dispositivos para ostomias percutâneas, ministrada pelo Dr. Max Carsalad Schlobach, os associados e a diretoria da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) debateram a evolução das negociações referentes ao sobreaviso médico remunerado com os hospitais, durante reunião científica da entidade, realizada nesta quarta-feira, dia 4, no auditório Charles Damian, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.

     Diversos médicos compareceram ao evento para relatar como estão os contatos com os hospitais e outros ligaram para os integrantes da diretoria para informar suas situações, solicitando que a informação fosse repassada aos associados que estivessem presentes na reunião.

     Como já foi informado alguns hospitais já fecharam acordo para pagar o sobreaviso médico, como Prontobaby – Hospital da Criança, a Clínica da Primeira Idade, a Clínica Santa Maria Madalena e o Hospital Rio´s D´Or.

    Muitos outros hospitais estão em negociações em fases avançadas e alguns não querem, no momento, pagar pelo sobreaviso médico.

    A diretoria da CIPERJ reitera que não serão mencionados nomes de médicos, nem de hospitais, aqui no site da entidade, sem que os acordos estejam concluídos, pensando em manter o sigilo das negociações entre os cirurgiões pediátricos.

    As reuniões científicas da entidade servem, também, para os associados se encontrarem e debaterem a evolução de suas situações.

    Outro ponto importante a ser abordado é que os cirurgiões pediátricos do Rio de Janeiro estão unidos e defendendo os seus direitos. Há uma união na classe como há muito não se via. Este é o momento de reivindicar os direitos de vocês, associados. O pagamento de sobreaviso médico é previsto pela Resolução nº 1.834/2008 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

    Alguns hospitais não irão querer pagar, no momento, pelo sobreaviso médico. A atitude a ser tomada pelos cirurgiões pediátricos para com estes hospitais já foi conversada, debatida e será apoiada pelos associados e pela diretoria da CIPERJ.

    A diretoria da CIPERJ reafirma seu compromisso com os associados de que está à disposição para comparecer à reuniões e negociações de sobreaviso remunerado, bastando os associados entrarem em contato com o telefone (21) 2286 0524 ou através de contato@ciperj.org.

    Para baixar o Ato Executivo 0001/2010, clique aqui.

Dr. Max Carsalad Schlobach faz palestra para associados

     O Dr. Max Carsalad Schlobach, vice-presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), realizou, nesta quarta-feira, dia 4, palestra para os membros da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) durante reunião científica bimestral da entidade.

     O evento ocorreu no auditório Charles Damian, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense, e teve início com o Dr. Kleber Moreira Anderson, presidente da CIPERJ, falando sobre o IV Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança e a eleição da entidade, que ocorrerá no dia 28 de setembro e cujo edital será lançado na próxima semana.

     Em seguida, o Dr. Max apresentou palestra abordando o tema Novos dispositivos para ostomias percutâneas. Para conferir a apresentação, clique aqui.

     Após a palestra houve um debate sobre o tema.

    A próxima reunião científica da CIPERJ será realizada juntamente com a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para eleição da nova diretoria da entidade, no dia 28 de setembro (terça-feira), no Prontobaby – Hospital da Criança.

< Voltar

+ REUNIÕES